Os Retirantes - Portinari

Nesta obra - Retirantes – Portinari representa o povo nordestino. Mostra a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outro lugar. Pode ser visto também como uma representação da migração, que é o processo de mobilização espacial de um grupo de pessoas que se deslocam. Que vão buscar em outras terras condições de vida, trabalho, estudo, felicidades e dignidade.
Observe a obra e deixe seu comentário, sobre a “saída das pessoas de sua terras para outros lugares, cidades, regiões ou países”.

55 comentários:

Jonatha Kleis 208 disse...

Retirantes

Seria povos que não tem expectativa de vida, povos que não conseguem achar uma vida estável no lugar onde nasceu e com isso buscam soluções de vida, como por exemplo um trabalho para ter uma vida mais confortável.
Podemos usar como exemplo pessoas que moravam no Nordeste e se mudaram para São Paulo, em busca de uma vida melhor. O quadro de Cândido Portinari que que mostra pessoas magras pessoas num lugar pobre sem vida juntando a pouco que tem e sua família para ir atraís de uma vida mais confortável.

elza moll 208 disse...

O quadro expressa a dor de uma família miserável que é obrigada a virar retirantes,sair de sua cidade,longe dos amigos,para tentar em outra cidade a oportunidade de emprego,comida e abrigo.

Joseelli Nogueira. 208 disse...

Céu escuro, chão batido,uma família unida mas que transparece a miséria e a seca do Nordeste.Traços Fino e leve,com cores fortes e escuras.Uma Imagem fraca,sem brilho mas que mostra a realidade dos Retirantes.

Bruna Hoepfner Fonseca 208 disse...

Percebi na imagem que com a seca no Nordeste muitas pessoas ficam fracas por que não tem coisa para bebe e comer,por isso eles vão para outro estados atrais de
uma vida melhor.
Acho que o artista Cándido boto uma parte escura atrais da imagem por causa que eles estão num momento triste e uma clara por que sempre há uma esperança para uma vida melhor

Rodrigo Vieira (208) disse...

Essa imagem representa a pobreza, a fome, e o desconforto das pessoas que viajavam do nordeste, migrando para as metrópolis do país.

Carlos Antonio 208 disse...

Retirantes

São 9 pessoas desarrumadas com uma auto estima baixo, um a mulher com um filho no colo e um saco na cabeça um homem velho com um bastão na mão, céu escuro passaros ou morcegos e chão abatido a miséria tomou conta do pedaço, mais essa família continua unida.

Lucas Stangherlin Martins 2º08 disse...

Uma família pobre, constituída por nove pessoas, com pouco vestimentos e condições precárias, saem de sua terra natal(nordeste) e vão para centros urbanos, sem dinheiro sem nada a procura de melhores condições de vida para seus filhos e para sí, para que seus filhos cresçam e não sejam pobres como foi sua família

jessica de liz 208 disse...

Retirantes é quando as pessoas saem de suas casas para irem para outra cidade em busca de emprego.Pois eles são pobres e n tem oportunidades por isso eles vão de um lugar para outro.
Eles saem em busca da sua felicidade mas só a maioria das veses eles não encontram o que eles sempre sonham e alem da família ser grande eles não tem comida e são obrigados a trabalhar sem carteira assinada e também sem direito a nada.

Pamela Regina do Amaral da Costa. 208 disse...

Uma Família que são personagens de uma realidade no Nordeste,onde enfrentam a fome e a Miséria,uma rotina dos retirantes.Mas Eles acreditam nas condições de uma vida melhor.

Rafael dos santos miiller 2º08 disse...

retirantes
Uma família saindo de sua terra onde nasceu ,para buscar a felicidade para criar seus filhos , saindo de uma terra onde passou dificuldade para ter melhor condições de vida.

Thais Esther Mello 208 disse...

Retirantes

Se formos considerar a questão de seca no Nordeste veremos que retirantes seriam um grupo determinado de pessoas pobres vivendo a andar por vários lugares afim de encontrar um pedacinho de terra talvez férteis, para ali plantar e poder construir um cantinho, uma casa, um modo de sustentar a sua família e poder viver humilde mente e dignamente como qualquer cidadão.

Amanda Teixeira. 208 disse...

Família pobre com seus filhos.Saindo do Nordeste,em busca de melhores condições de vida e acreditam numa vida Melhor.

emily maria rosa majeski 208 disse...

A obra passa a impressão de uma família pobre sem alegria,com muitos filhos e nenhum alimento,pois no lugar onde estão não há comida,nem emprego.Por isso viram retirantes,partem de suas cidades para outra em busca de alegria e uma vida farta.

Rosicleia Vieira. 208 disse...

pessoas geralmente de origem pobre,sem condições de vida,roupas rasgadas e sujas,e pés no chão.Trabalhadores que vivem a procura de um lugar melhor,se retiram de um lugar para outro,muitas vezes sem rumo,sem saber o que iam encontrar pela frente.geralmente essas pessoas estavam fugindo da pobreza sempre que viam uma oportunidade de melhorar de vida se retiravam para determinados lugares sempre em busca de melhorar de vida.

Elvio Ambrosio Lazzarin junior (208) disse...

Os retirantes são um povo que saia do nordeste para vir para as metrópoles do Brasil em busca de uma vida melhor só que ao longo da viagem muitos ficavam doentes e até morriam por causa das péssimas condições de vida e com isso, ganharam um quadro pintado por Candido Portinare que demonstra o sofrimento dessa pessoas.

Danielle de Oliveira 2º08 disse...

Os retirantes são famílias que saem de sua terra, e migram para outros lugares, ou outros países, em busca de um lugar melhor para viver, um lugar com melhores condições e menos dificuldades

jean marques 208 disse...

Vivendo de migalhas aqui não sou nada,sem comida,sem água e sem carteira assinada.
Ser um retirante não é fácil vida miserável pouca comida com tanto amor aumenta a família e acaba a comida.

Ionara Marta Ricardo 2°208 disse...

O quadro ''Os Retirantes'' retrata uma realidade comum de muitas famílias brasileiras que por sua vez são pessoas humildes, que saem de sua cidade de origem, em busca de uma vida melhor.Determinadas e iludidas pela cidade grande tentam buscar
nelas a solução de todos os seus problemas.
Ao chegar no seu determinado destino,descobrem que tudo não passou de um sonho, pois as oportunidades são aplicadas a candidatos com muito mais elevados no conhecimento do que um simples Retirantes.

Caroline Lopes. 2º 08 disse...

Retirantes?
A Obra de arte de "Candido Portinari" demonstra que a família nordestina abandonam sua terra em busca de uma vida melhor. Mas muitas famílias saem da sua terra só em busca de água, comida, fugindo da seca. Está obra representa que as famílias passam muitas dificuldades, mas mesmo assim todos saem em busca de um futuro brilhante e melhor para sua família.

Vanessa de Borba-208 disse...

Trabalhadores de origem pobre vivem a procura de uma oportunidade de melhorar a vida se retiravam com a família a procura de trabalho. Essas pessoas fugiam da probreza e sempre em busca de uma vida melhor.

adriano barbi grebe 208 disse...

Os retirantes eram povos que saiam do nordeste atrás d uma cidade grande,achando que iam ter um futuro melhor,mas no andamento da viagem muitos morriam.
O quadro dos retirantes mostra uma família saindo de um lugar pobre sem plantações e se notar nos olhos deles,vocês veêm um pingo de esperança e olhando para eles veêm o quanto devem ter passado trabalho naquele lugar.

Vivian Danielle de Carvalho 208 disse...

Pessoas pobres(bem miseráveis)que vem das cidades mais pobres do país,que vão para cidade grande em busca de uma vida melhor mas não sabe o que vão encontrar.

Cláudia Silva 208 disse...

Famílias pobres que saem de seu lugar de origem para tentar uma vida melhor em outro lugar. Geralmente essas famílias fogem da fome e da pobreza,saem a procura de melhorar a vida de seus filhos e famíliares para que eles possam ter um futuro melhor.

Leonete Sibert 208 disse...

Pessoas de origens pobres,que vem do lugar muito pobre do país,eles vão para a cidade grande em busca de coisas melhores uma vida mais saudáveis.

Elisiane 207 disse...

A imagem retrata a realidade de uma família
nordestina, que sai do seu estado fugindo da seca

Shaiany Kalff 2º 207 disse...

A imagem passou pra mim que um grupo de pessoas retirantes pobres,com fome e crianças com doenças estavam se deslocando de um local atrás de uma vida melhor. As cores escuras na imagem dão um ar de tristeza e cansaço.

Amanda Regina 207 disse...

Um grupo de pessoas pobres, que indo de um lugar para outro, tentando sobreviver a fome, miséria, frio, doenças... para conseguir uma vida, condições melhores. Que mesmo correndo risco de vida, não desistem!

Ilton 207 disse...

É uma família humilde em busca de um lar e uma vida melhor para viver. E o cenário mostra tristeza, medo, dor e etc

Pablo Luiz-207 disse...

È uma família que parece que está passando fome no meio do deserto e eles tem uma aparência triste.

Katiane Santos 207 disse...

Um grupo de pessoas pobre, sem nenhuma condição de vida, crianças com fome, algumas parecem até estar com doenças, estão de pés descalços, uma familia humilde e grande se deslocando.
O local representa pobreza, um tempo de seca, cansaço e muita tristeza.

james josé 207 disse...

É uma família muito pobre que não tem onde morar que se alimenta de feijão farinha e mandioca nada mais do que isso vivem andando por aí sem destino andando sem um calçado com roupas sujas e rasgadas em busca de um dia encontrar a felicidade

Jucyara Nicoli 207 disse...

É uma família pobre,que saem de um lugar específico,para um lugar desconhecido,com as poucas coisas que possuem na vida.Fugindo da miséria,seca,doença,atrás de uma mudança de vida,seja ela através de coisas boas ou ruins.

Ana Paula 207 disse...

A foto retrata uma família nordestina passando necessidades e indo embora do seu estado em busca de sua felicidade.wi

Luis Fellipe-207 disse...

È uma família humilde que está se locomovendo para outro lugar e estão no lugar de seca só com uma toxa de roupa que estão se retirando do seu abitar e sua casa

Rodrigo Soares-207 disse...

Pessoas humildes que saem de sua casa em busca de uma vida melhor sem medo e tristeza.

Alessandra Rocha. 207 disse...

Pessoas com a aparencia de carencia, miseria, sem uma perspectiva de vida boa.Descalço,poucas roupas,crianças com barriga de agua.Crianças menores de um ano e menores de oito anos.Idoso, a mae o pai.sujos e com olhares de retirantes nordestinos.Tentando apenas ter uma boa vida em outro lugar.

Milton Jr.-207 disse...

Pessoas que por questões de pobreza decidiu sair de seu lugar de origem e ir para outro lugar para mudar de vida.

leonardo lucas de melo 207 disse...

retirantes são as pessoas que saem de um lugar para o outro em busca de uma vida dentro desse grupo estão alguns idoso e crianças,eles tentam encontrar algum lugar melhor para viver e algo para comer

keli jaqueline 207 disse...

Como sabemos, retirantes é um grupo de pessoas, que sai de um lugar para outro em busca de uma vida melhor.Na obra Retirantes
a paisagem pobre e seca pode estar indicando que estamos falando de um lugar onde a seca predomina, eles devem estar partindo de sua cidade em busca de vida melhor, pois, e visível que são pobres por estarem descalças, e pela aparência orrivel das pessoas, alem de estarem passando fome pela barriga da criança da imagem ,provavelmente são nordestinas.

Mayara Schmitt disse...

A imagem expressa a triste realidade de um povo nordestino, necessitando de água comida e melhores condições de vida.
Muitas vezes saindo de suas terras para que suas famílias sobrevivam.Tentando achar um lugar melhor onde aja comida em abundância e muita água.
Essas pessoas são chamadas de retirantes porque são pessoas fortes em busca de sobrevivência.

Rodrigo Mafra 207 disse...

O quadro representa a tristeza passada por homens, mulheres, crianças e idosos, que eram forçados a fugirem de suas cidades em busca de melhor vida.
As cores escurecidas demonstram a dor e o sofrimento, o chão tem pedaços de ossos e pedras.

Belirio Luiz Ernesto. 207 disse...

A imagem mostra pessoas muito debilitadas e muito magras. Mas tambem uma familia muito unida.

natália barbosa da silva (207). disse...

É uma família humilde, que está se retirando de um lugar para o outro em busca de uma condição de vida melhor.

gislene heitnann disse...

São um grupo de gente pobres que buscam um dia encontrar algo para faze-los felizes ou algo que o sintam melhor
São pessoas pobres sem ter o que comer

Ingrid Nayane- 207 disse...

A foto me mostra, que a pobreza, a falta de moradia e desemprego faz com que as pessoas se tornem miseráveis , apagados da sociedade e que apesar de toda sua história triste eles não desistem , partem para outro lugar com o pouco que eles tem, para com isso reconstruir um novo futuro melhor e mais feliz para seus filhos.

Felipe Ramos 207 disse...

Retirantes.
- A triste cena que vemos e um povo que sofre sem água, comida e lutando para viver é por isso que muitas vezes pessoas como estas saem de suas terras em busca de uma vida melhor sem que fiquem sofrendo sem comida e morrendo de sede.
Atravessando grandes desertos, calor escaldantes e chuvas fortes.
As vezes pegando doenças, picadas de bichos sofrendo para achar a felicidade.

Cristiano da Cruz. 207 disse...

A foto mostra 9 pessoas debilitadas.Um garoto com a barriga cheia de verme,ossos sobre o chao uma mulher levando uma troxa na cabeça,e outra levando uma criança no colo. Uma familia bastante humilde,homens e mulheres descalços roupas rasgadas e crianças nuas.Seria um povo que naum tem uma pespectiva de vida confortavel.

Silvana matos 207 disse...

No quadro mostra um grupo de pessoas,onde se encontram crianças,idosos e jovens.
Eles parecem estar bem tristes.
Retirantes é um grupo de pessoas que querem buscar uma vida melhor,para serem mais felizes

Carlos Hnerique 207 disse...

Na tela o autor retrata o sofrimento e a pobreza dos retirantes, também a aridez e seca do lugar nos indica ,que ele esta falando de algum lugar onde a seca predomina, mostra também que essa família
esta partindo em busca de vida melhor.

Andréia Mendes (207). disse...

É um família que está se retirando de um país onde tem péssimas condições de vida, em busca de algo melhor.

Liane Fachin 207 disse...

Pessoas pobres que vivem em péssimas condições de vida e abandonam suas terras em busca de uma vida melhor em outro lugar.
Figura:Nos mostra uma família pobre que moram em um lugar deserto onde a miséria e a fome tem um predominio muito grande e as pessoas acabam desistindo de viver em seu lugar de origem por nâo ter condições de sobreviver.

Washington 207 disse...

Retirantes.

Marcado com cores fortes; O retrato de uma familia deformada pela fome a miséria daquela época.
Crianças desnutridos e pais sem esperança

Bruna Brandino disse...

A imagem demostra um grupo de pessoas retirantes que representa a fome, miséria e pobreza.
Que buscam melhores condições para viver.

tayane poleza 207 disse...

como retirante quer dizer que uma pessoa muda de um lugar para morar em outro buscando melhores condições de vida, na imagem aquele grupo de pessoas está saindo do lugar onde eles vivem, que parece ser um lugar ruim, em busca de um lugar melhor para encontrar melhores condições de vida

cinthia cassia dos passos disse...

são familias que sairam de suas terras de origem porque não tinham uma boa condição de vida la e foram pra outro lugar buscar uma melhoria de vida um bom trabalho e uma vida confortavel pra eles.

Postar um comentário